-
Arquitetos: Nguyen Khai Architects & Associates
- Área: 320 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: American Standard, Panasonic, Schneider Electric
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada não muito longe da cidadela histórica, em uma área bastante tranquila e verde da cidade de Hue, Nala é o lar de uma pequena família, o ateliê de um pintor e uma galeria para quem gosta de arte.
Partindo da forma básica de uma loja tradicional, criamos um vazio que corta o bloco para dividir e conectar espaços e incorporar a vegetação. Após o "corte", surgem o jardim inferior, a escada e cinco floreiras suspensas. Essa nova composição agora se torna o coração da residência, pois todos os ambientes da casa estão voltados para ela. Os moradores podem apreciar a vista do jardim, desde a sala de estar, cozinha, sala de jantar e quarto. Já os convidados poderão vivenciar a arte e a natureza ao mesmo tempo.
Os blocos de dois pavimentos são conectados por passarelas, que atravessam o jardim central. Esse espaço intermediário não apenas proporciona à casa muita iluminação natural, mas também uma boa ventilação. A casa é feita apenas de materiais primários, como concreto e vidro, para que a arte e a natureza sejam totalmente expostas.
Como o proprietário é um pintor que deseja incorporar seu estúdio e galeria em casa, as áreas funcionais da casa foram consideradas minuciosamente para garantir espaços públicos e privados confortáveis para todos. Duas escadas e dois fluxos de circulação foram previstos para moradores e convidados, respectivamente. O estúdio e o espaço da galeria podem ser acessados pela escada intermediária.
A natureza mostra sua presença em todos os momentos cotidianos da casa. O "corte" dá a casa mais iluminação e ventilação natural. É por isso que a casa se chama Nala, que significa uma ravina, um riacho que atravessa a casa e cura física e mentalmente aqueles que vivem nela.